Eficiência Centralizada: TV Tem lança sua nova infraestrutura para produção regional com o apoio da AD Digital
TV Tem, afiliada da Globo no interior de São Paulo, anunciou essa semana a centralização da sua produção na sua matriz, localizada em Sorocaba. O projeto contou com a participação ativa do time da AD Digital, integradora de soluções e prestadora de serviços com mais de 28 anos de mercado.
A emissora atinge atualmente 318 municípios e mais de 9 milhões de pessoas, com a sua área de produção de jornalismo e conteúdo prestando o importante papel de criar uma conexão com as comunidades locais.
A princípio, a TV Tem contava com áreas de produção separadas em suas diferentes unidades, cada qual contando com seus próprios recursos e ambientes técnicos. Por esse motivo, a obsolescência desses parques era um ponto de atenção frequente para o grupo, que precisava manter a atenção para garantir a continuidade dos processos em ambientes geograficamente apartados.
Foi em 2022 que surgiu a ideia de enxergar esse desafio como uma oportunidade de desconstruir a forma de se fazer jornalismo regional. O projeto contou com a parceria da AD Digital, que cuidou da diagramação, instalação e validação do projeto, além da conversão de mídia e infraestrutura de áudio e vídeo.
“O nosso time acompanhou esse projeto ao lado da TV Tem desde a sua elaboração. O nosso compromisso sempre foi otimizar os recursos da emissora, entregando dentro do prazo estipulado”, comenta Hugo Nascimento, CTO da AD Digital. “É muito gratificante ver como esse projeto é o reflexo de um trabalho muito árduo das equipes da TV Tem, da AD Digital e demais parceiros que contribuíram com esta jornada.
A TV Tem prospectou um benchmark, comparando diversas soluções on-premise e em cloud para chegar a um desenho que ampliou a presença local e aumentou a capacidade operacional do ambiente, atingindo uma redução de custos em relação à simples substituição desses equipamentos.
O projeto de centralização foi construído com base em dois pilares fundamentais. O primeiro foi o regionalismo, preservando a proximidade com os telespectadores e levando informações de qualidade e validadas para essas regiões, apoiando, inclusive, no combate às Fake News. O segundo era a reconstrução de processos respeitando os profissionais envolvidos, com transparência e um foco na capacitação.
“Nós entendemos a importância de uma conexão com comunidades de regiões específicas. Isso foi algo que a TV Tem sempre fez com excelência. Enxergamos essa centralização da produção como uma nova fase que vem para apoiar esse objetivo”, diz Daniela Souza, SVP da AD Digital. “Foi muito importante para a AD Digital fazer parte do novo capítulo dessa jornada”.
“Agradeço a cada pessoa do time da TV TEM e da AD Digital, vencemos desafios comuns a um projeto de tamanha envergadura, sempre com agilidade, maturidade e compromisso”, conclui Ewerton Maciel, CTO da TV Tem. “Entramos agora nessa nova fase, estamos em soft-start pois, mais uma vez, queremos que nosso telespectador tenha o melhor jornalismo e, queremos que o nosso Jornalismo tenha a melhor condição para proporcionar isso ao telespectador”.