Sinclair continua a sua transição para IP e Cloud com a Imagine Communications

A expansão significativa tanto na produção de esportes quanto na capacidade de entrega demonstra o compromisso do broadcaster a business cases, ecossistemas e infraestruturas em crescimento.

O Sinclair Broadcast Group continua a liderar a transição da indústria para o futuro da televisão, implementando soluções inovadoras para atender aos seus requisitos de playout de canal e transmissão ao vivo. Isso inclui o seu mais novo centro de operações de mídia SMPTE ST 2110 de 2320 metros quadrados para a sua rede regional de esportes (RSNs) com canais de disaster recovery em cloud e um ambiente de produção ST 2110 em grande escala para o seu Canal de Tênis, também com um ambiente em cloud para eventos especiais ao vivo em modelo pop-up – tudo isso construído sobre a infraestrutura Imagine Communications e plataformas de playout.

Don Roberts, VP de engenharia e sistemas de produção para esportes na Sinclair Broadcast Group, pontua que requerimentos tanto de negócios quanto técnicos estão direcionando a transição da empresa para conectividade IP e arquiteturas definidas por software, particularmente adesão a cloud. “Essa transição não pode ser só uma mudança no sistema legado; é uma oportunidade de ter um novo olhar para a operação de uma emissora,” comenta Roberts.

“Nós precisamos começar a partir de um bom engajamento dos usuários, para entender o que muda a cada passo,” o VP complementa. “A transição para IP e para a nuvem é transformativa. Não é só virar uma chave – é preciso redefinir como o negócio funciona. Isso é uma questão tanto de gestão de mudanças quanto tecnologia”.

Uma poderosa defensora da família de padrões SMPTE ST 2110, a Sinclair tem uma longa história de colaboração com a Imagine Communications quando falamos de sistemas de produção e playout IP. Em 2019, após sua aquisição das redes esportivas regionais da Fox/Disney, a empresa teve que desenvolver rapidamente uma nova estratégia de playout e decidiu construir uma instalação baseada em IP do zero para servir como um hub à prova de futuro para os novos RSNs. O ambiente baseado em Atlanta foi construído em parceria com a Encompass com a plataforma de playout integrada Versio ™ da Imagine, Selenio ™ Network Processors e sistema de controle Magellan ™ SDNO no núcleo.

“Armados com a nossa experiência com IP e nosso relacionamento técnico forte com a Imagine, nós decidimos que o nosso primeiro passo seria desenvolver uma solução on-premises para os RSNs,” disse Roberts. “Nós também desenvolvemos opções para colocar algumas funcionalidades, como archive e playout de disaster recovery, na nuvem. Isso nos permite usar o ambiente de Atlanta como uma ponte, continuamente refinando workflows e business cases que nos ajudam a transitar pata um approach híbrido que balanceia capacidade e custo”.

Ao mesmo tempo, a Sinclair estava desenvolvendo uma plataforma para seu Tennis Channel, um serviço que oferece uma cobertura abrangente dos 100 melhores torneios do esporte e muito mais. O canal tem um centro de controle mestre na Califórnia, que usa a plataforma Versio tanto on-premises para originação primária com a renomada automação ADC™ da Imagine Communications, quanto como instâncias em software na nuvem AWS para eventos especiais pop-up sob o controle do sistema Versio Automation, já otimizado para cloud. A conectividade IP permite a simplificação da arquitetura de hardware, por exemplo, por meio do uso dos recursos de reentrada virtual do Magellan SDNO da Imagine para criar painéis de patch virtuais, caminhos de router e workflows.

O projeto do Tennis Channel trouxe uma série de novos desafios a nível técnico, operacional e de negócios para a Sinclair. “Tênis é ao vivo e imprevisível, então precisamos que as nossas capacidades de playout sejam ágeis e responsivas” explica Roberts. “Soluções em software como o Versio nos dá essa agilidade – a habilidade de tomar uma decisão e colocá-la no ar instantaneamente. E como ela pode ser hospedada em nuvem, nós simplesmente iniciamos o software no início de cada competição e fechamos no fim”.

Um ponto focal na arquitetura do centro da Califórnia é o Selenio Network Processor da Imagine, que Roberts define como “um Canivete Suíço do broadcast – se você tem um problema com algum sinal, é só jogar no SNP”. Cada device SNP de 1RU hospeda quatro canais independentes de processamento definidos por software. No ambiente do Tennis Channel, os SNPs agem como gateways IP e suportam conversão de formato, o que permite que o fluxo seja primariamente 1080p, mas acomode 4K e HDR UHD quando necessário, como o que aconteceu para o evento French Open Tennis, transmitido de Roland Garros em Paris.  A instalação também usa o novo multiviewer SNP-MV, permitindo que monitores multiview táticos sejam rapidamente estabelecidos onde quer que sejam necessários no ecossistema.

A nova infraestrutura ST 2110 do Tennis Channel foi inaugurada em Dezembro de 2020. A Sinclair então entrou ao vivo de e parar cloud durante a cobertura do 2021 Miami Open em Março, o que marcou a primeira vez que um broadcaster participou de um evento de esportes tão importante através de cloud playout ao vivo. A combinação inovadora dessa solução em nuvem, com o master control mais tradicional criou uma solução que era particularmente poderosa nos tempos de COVID, que desafiou as empresas de mídia a continuarem produzindo transmissões de qualidade enquanto garantem um ambiente de trabalho seguro para todo o time operacional. Os recursos exclusivos e a integração dos produtos de infraestrutura de núcleo e playout habilitados por IP da Imagine criaram uma arquitetura e um fluxo de trabalho de ponta que ajudaram a tornar isso possível.

O presidente da Imagine Communications, Steve Reynolds, comenta: “Temos o privilégio de trabalhar com a Sinclair como seu parceiro de tecnologia. Eles entendem, assim como nós, que estamos na curva de uma transição que tem o potencial de mudar tudo. Ao longo dessa curva, teremos sistemas on-premises e em cloud; conectividade híbrida guiando até o IP. A Sinclair incorpora esses princípios: eles usam SDI quando precisam (com Imagine SNPs como gateways); eles usam tecnologia orientada a software e conectividade IP; eles migram para a nuvem quando é certo para eles. Esperamos ter um relacionamento longo e frutífero com esse verdadeiro líder de mercado”.

Roberts conclui: “Nossos planos para o futuro visam tornar a produção e a entrega mais eficientes, para criar um ecossistema unificado. Cada um de nossos RSNs tem suas próprias instalações de produção e, como precisam de uma atualização tecnológica, vamos trazê-los para o mundo do ST 2110. Vemos a Imagine como um parceiro-chave nesse processo: trabalhamos em estreita colaboração com eles, fazemos trocas honestas sobre o caminho a seguir e estamos todos aprendendo à medida que avançamos. É uma fórmula vencedora”.

SOBRE A SINCLAIR

A Sinclair Broadcast Group, Inc. é uma empresa de mídia diversificada e fornecedora líder de esportes e notícias locais. A Empresa possui e/ou opera 21 marcas RSN; possui, fornece serviços a 186 estações de televisão em 87 mercados; é um provedor líder de notícias locais no país; possui várias redes nacionais; e tem estações de TV afiliadas a todas as principais redes de transmissão estadunidenses. O conteúdo da Sinclair é entregue por meio de diversas plataformas, incluindo distribuidores multicanais de vídeo e plataformas digitais.

SOBRE A IMAGINE COMMUNICATIONS

A Imagine Communications é uma empresa com mais de cinco décadas de mercado,  especializada no desenvolvimento de tecnologias que permitem que empresas de mídia entreguem seu conteúdo em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo.

Graças a sua visão de futuro e suas soluções muito aderentes ao mercado atual, a Imagine é um dos principais parceiros da AD Digital.